Clube de assinatura de livros infantis combina obras em papel e streaming

 

Os sócios da Leiturinha: Guiherme Martins, Rodolfo Reis e Luiz Castilho


 

SÃO PAULO - Estimular a leitura na infância e a interação entre pais e filhos. Para isso, o clube de assinaturas Leiturinha combina uma plataforma digital com acesso a mais de 700 títulos e o envio de livros impressos para os assinantes. Criado em maio de 2014, o modelo voltado para crianças de 0 a 10 anos conquistou quase 1.500 clientes no primeiro ano de operação. Hoje o número ultrapassa 22 mil e a expectativa é encerrar 2016 com 30 mil pagantes e faturamento em torno de R$ 15 milhões.

 

Inspirados nas suas experiências familiares, os engenheiros Rodolfo Reis, Guilherme Martins e Luiz Castilho decidiram criar um modelo de negócios que resgatasse o hábito da leitura para crianças e, ao mesmo tempo, oferecesse a comodidade dos clubes de assinatura. Os sócios enfrentaram dificuldades iniciais, como críticas ao valor das assinaturas, mas o modelo "meio a meio" - streaming e impresso - emplacou.

 

O sucesso, segundo Reis, está no traballho de conscientização que a Leiturinha tem feito junto aos pais sobre a importância da atividade desde a primeira infância. A empresa também tem o cuidado de direcionar o marketing para os pequenos leitores. "Precisamos convercer os pais, mas também temos que agradar as crianças. Se não for de forma lúdica e divertida, ela não vai se interessar", argumenta.

 

O envio da obra em papel é pensado para causar impacto. Os volumes são embalados manualmente, o papel tem um perfume especial e o pacote é enviado no nome da criança. "Muitas vezes é a primeira correspodência da vida dela. Sabemos o quanto isso é importante para uma criança e queremos tornar este momento especial", afirma.

 

Os kits são acompanhados de adesivos e marcadores de páginas, além de eventuais brindes de empresas parceiras. Os pais também recebem uma carta pedagógica, que explica a ecolha da obra enviada e sugere pontos que poderiam ser considerados em conjunto com o pequeno durante a leitura.

 

O trabalho de curadoria das obras envolve pais, psicólogos e pedagogos na seleção dos livros, dentre mais de 150 editoras parceiras.

 

São quatro modelos de assinatura. O Uni contempla apenas um livro entregue e o acesso a plataforma streaming, por R$ 34,90 ao mês; o Duni, dois livros e o acesso liberado por R$ 54,90 mensais; o Presente, com dois livros em uma única entrega e versão digital grátis durante 30 dias, por R$ 69,90; e a assinatura apenas do streaming, por R$ 12,90 ao mês.

Livro digital

 

Foi em setembro deste ano que a Leiturinha chamou a atenção da Movile, empresa brasileira dona de startups como Apontador e Ifood. A Movile investiu R$ 3 milhões no negócio por meio da sua plataforma de conteúdo infantil Playkids - outra startup do seu time.

 

Com o aporte, a Leiturinha conta agora com a experiência global do PlayKids para dar base à sua expansão e chegar aos 30 mil assinantes, além de dobrar o número de funcionários - hoje, a equipe tem 75 pessoas.  Para o ano que vem, após a consolidação no Brasil, os sócios estudam internacionalizar o serviço.

 

Está no radar também a integração entre  o Leiturinha Digital e o PlayKids Stories. Ambos disponibilizam hoje livros para leitura em smartphones e tablets.

 

Projeto social

 

Para atender a população que não tem condição de arcar com o custo da assinatura, a startup conduz o projeto Amigos da Leiturinha. Pelo programa, as famílias de assinantes são incentivadas a doar livros que as crianças não leem mais para que sejam enviados a instituições de apoio. Atualmente o esforço é esporádico, mas está nos planos dos sócios estender a iniciativa para que ele seja realizada, pelo menos, uma vez ao mês.

"Queremos formar gerações de pessoas, então buscamos trabalhar com um propósito. É um negócio e precisa ser rentável, mas ao mesmo tempo é um negócio com impacto social", destaca Reis.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Notícias Em Destaque

Reunião de Parceria

May 28, 2018

1/5
Please reload

Notícias Recentes
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

ATENDIMENTO EXCLUSIVO

Tel: (11) 4003-4845

Tel: 0800-555-2929

WhatsApp: (11) 99827-0894 

CONTATO

Tel: (11) 3360-5181
contato@cfep.org.br

PARCEIROS DO CFEP